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Nutrição com Vanessa Caldas
Data: 02/10/2010 | Fonte: FCsr

A NUTRIÇÃO E O SURF

A alimentação do surfista deve ser saudável e sempre corresponder a sua necessidade individual diária. Através de uma alimentação balanceada o surfista preservará sua composição corporal, aumentando sua resistência ao treino, retardando o cansaço e o mais importante promovendo a melhora de sua performance.

O surf e outros esportes aquáticos exigem necessidades nutricionais aumentadas, devido o valor do gasto energético que o corpo utiliza para a sustentação e locomoção do próprio corpo, além da manutenção da temperatura corporal e equilíbrio em águas agitadas.

Alimentando-se bem, somente haverá benefícios:
- sistema imunológico fortalecido, aumento no tempo de treinamento, recuperação muscular mais acelerada, redução nas chances de lesão e manutenção do peso corporal ideal.
O alimento é a principal fonte de energia para o homem, ele possui nutrientes com funções diversas.

O surfista deve ter consciência, e aprender a se alimentar, ele deve praticar a nutrição equilibrada diariamente, com o intuito de potencializar sua performance e, sobretudo obter qualidade de vida.

Recomendações:

•Beba mais de 10 copos de água por dia, longe das refeições;

•Evite pular as refeições, realize diariamente 5 refeições principais (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (se necessário);

•Coma devagar e preste atenção nos alimentos que está ingerindo;

•Não exagere na quantidade de líquidos durante as refeições, o recomendado é menos de um copo e dê preferência para a água;

•Enriqueça sua dieta com fibras, vitaminas e minerais, incluindo diariamente, saladas, legumes e frutas em suas refeições;

•Evite comer alimentos fritos, dê preferência para alimentos cozidos, grelhados ou assados, que forneceram gordura na sua melhor forma.

•Respeite a quantidade e a qualidade do que se come, lembre-se que o alimento é o combustível do seu corpo;

LEMBRETE:
Entre um surf e outro, ingerir carboidratos simples e complexos (ex.: fruta ou suco ou mel ou barrinha de cereal ou doce de leite ou biscoitos integrais = alimentos/ Maltodextrina - dextrose ou gel = suplementos)
Não é indicado esforço físico após grandes refeições, pois durante a atividade física ocorre um desvio do fluxo sanguíneo para todos os músculos solicitados pelo esforço em questão, e durante a digestão ocorre um desvio do mesmo fluxo sanguíneo para a região abdominal, onde está o alimento. Este desvio do fluxo sanguíneo pode diminuir o fluxo do sangue para o cérebro acarretando na congestão.

Lembre-se que para compor uma alimentação balanceada, precisamos saber:
-sexo, idade, altura, se faz atividade física e o estado fisiológico.


Por que não é legal surfar em jejum? ( Isso serve para os alunos também )

Quando dormimos, a velocidade com que nosso organismo funciona (taxa metabólica) diminui, pois estamos em repouso. Entretanto, ao acordarmos imediatamente exigimos um aumento da taxa metabólica.

Numa situação de exercício, no caso do surf, serão necessárias mais calorias para sustentar a movimentação habitual mais a exigida pelo esporte. Sem alimento no organismo, vamos consumir nossa própria massa muscular para gerar energia, processo conhecido como catabolismo.

Muitas pessoas não conseguem comer quando acordam – O que pode se tornar um péssimo hábito que com o passar do tempo acaba por afetar o sistema imunológico. Começamos a ficar fracos, gripados e assim por diante. Não podemos esquecer que a massa muscular é que alimenta o sistema imunológico, ou seja, os músculos são providos de aminoácidos de cadeia ramificada e glutamina, além de outros elementos.

A glutamina é o aminoácido responsável pela nossa imunidade. Quando essa reserva cai e não é reposta devidamente através dos alimentos, começamos a consumir o próprio músculo, por isso é importante evitar cair na água em jejum.

O que comer antes de surfar?

O certo seria fazer um bom desjejum com frutas, pão, leite e queijo, mas acordar ainda de noite, passar a parafina na prancha e cair na água é uma das melhores sensações da vida e na maioria das vezes não damos importância ao que comer antes. Então, a dica é a seguinte:

Ao acordar logo cedo, tente ingerir uma combinação de frutas picadas numa tigela com cereais, leite de vaca ou soja e suco de frutas.


Além do esforço físico requerido pela própria atividade, a radiação solar acelera a perda de água, levando o surfista à hipohidratação ou até mesmo à desidratação. É importante beber água à vontade (1 copo de 250ml no mínimo a cada hora) nas 24 horas que antecedem o dia do surf.

 

 
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